top of page

Um pouco da história da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus - Chorozinho

 

28 de janeiro de 1935 - Chorozinho era um pequeno povoado tendo como vigário o Revmo Padre Antonio Bezerra que lançou a pedra fundamental da primeira Igreja, tendo recebido como Padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus.

03 de outubro de 1940 - O Padre Coriolano Holanda Cavalcante inaugura a recém-construída capela no alto do Choró.

19 de março de 1970 - Com a chegada de Padre Enemias Freire de Almada em 1970, é lançada exatamente nesta data a pedra fundamental da Gruta do Menino Jesus de Praga.

04 de novembro de 1971 - Acontece a primeira reforma da Igreja e se inicia a devoção ao Menino Deus. Em 1974 chega o Revmo. Padre Maurício que três anos depois faz uma nova reforma na igreja.

20 de novembro de 1980 - Um terremoto danifica seriamente a estrutura da capela. No mês de junho do ano seguinte é aprovado o projeto da nova Igreja.

07 de março de 1983 - Tem início a construção da nova Igreja numa arquitetura arrojada e em formato piramidal. Três meses depois, mais exatamente em 29 de junho, quando concluídas as fundações, é lançada a pedra fundamental e a edificação é preparada para receber a ferragem da estrutura de concreto de dois lados da pirâmide.

02 de dezembro de 1984 - Estando a nova edificação em adiantada fase de construção é celebrada às 9 horas da manhã a primeira Missa no local.

1990 - Padre Francisco assume a comunidade onde fica por três anos.

1993 - A comunidade passa a ser Paróquia, tendo como primeiro Pároco o Padre Virgínio Assêncio Serpa.

1995 - Com a devoção crescente dos romeiros ao Menino Jesus, a Paróquia passa a ser também Santuário do Menino Jesus de Praga.

2002 - Após servir como Diácono na Paróquia, assume como vigário o Padre Wagner dos Santos Braga, que realizou em 2007 uma reforma na Gruta do Menino Jesus.

2009 - Padre Ivan é nomeado Pároco da comunidade. 

2011 - Em 1º de fevereiro a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus passa a ser ministrada pelo Padre Bruno Xavier e pelo então Seminarista Francinaldo, ordenado Diácono e depois Padre, atuando juntos desde então no serviço sacerdotal da Paróquia e do Santuário.

2013 - O Padre Francinaldo deixa a função de Vigário Paroquial e assume em seu lugar o Padre Zacarias Virgílio.

Setembro de 2014 - Padre Maurício aposenta-se, saindo assim da Fazenda Uruanan na comunidade de Cione, onde exerceu sua vocação por 20 anos. A paróquia então assume o acompanhamento das atividades eclesiásticas e pastorais da comunidade.

31 de dezembro de 2014 - Padre Zacarias deixa a função de Vigário Paroquial.

01 de fevereiro de 2015 - Assume como Vigário Paroquial o Padre Aderlane.

bottom of page